Alunos da rede municipal visitam Museu Afro Brasil na Capital e encerram projeto

Educação
    05 de dezembro

No último dia 22 de novembro os alunos dos quartos anos do período da manhã da Emef Professora Nadir Zadra Ribaldo fizeram uma visita ao Museu Afro Brasil, localizado no Parque do Ibirapuera, na cidade de São Paulo.

A viagem se deu devido ao encerramento do projeto “Identidade: um pouquinho da África no Brasil”, idealizado pelo professor Ricardo Bellini e aplicado por ele e pela professora Adriana Locatelli, sob a supervisão da coordenadora Elisângela Balduíno e da diretora Andréa Vicentin.

O projeto teve por objetivo principal o de conscientizar os alunos sobre as principais contribuições dos povos negros na formação da identidade cultural do povo brasileiro, sendo que o ensino fundamental deve preparar as crianças para adquirirem uma consciência crítica com atitudes positivas de respeito e valorização étnico-racial.

Buscou-se com o projeto, também, levar em consideração a lei nº 10.639/03, que altera a LDB (Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional) e estabelece a obrigatoriedade do ensino de História e Cultura Afro-Brasileira e Africana no currículo escolar na Educação Básica e o disposto no Estatuto da Criança e do Adolescente (lei 8.096, de 13 de junho de 1990), bem como no Plano Nacional de Educação (lei 10.172, de 9 de janeiro de 2001).

Os alunos puderam ter experiências fora de sala de aula, o que pôde concretizar os conteúdos já estudados no ambiente escolar e, dessa forma, reforçar diversos aprendizados, além de ampliar seus conhecimentos e rever alguns importantes conceitos.

Cléber Fabbri – MTb 30.118

Assessoria de Comunicação, Cerimonial e Eventos

clique na foto para ampliar